O que é psicanálise contemporânea

| 0

Há diversas tendências presentes na psicanálise contemporânea. Uma delas é a investigação das situações clínicas resultantes das regressões para as etapas primitivas do desenvolvimento emocional, como a primeira infância. 

A proposta contemporânea é aquela que vai de encontro às emoções reprimidas para encontrar caminhos para novos encontros e, eventualmente, libertá-las. A questão do setting analítico, caracterizado pela relação entre o analisa e o analisado, é muito evidente nesse modo de pensar.

O paciente pode ser ele mesmo no momento da análise, sem medo de encontrar julgamentos ou pré-conceitos. O analista, então, desempenha a escuta analítica para deixar o analisado falar à vontade. Neste caso, a linguagem não-verbal também é considerada para realizar uma avaliação mais completa. 

Outra tendência é a compreensão dos fatores hereditários no aparecimento dos transtornos mentais. Sabe-se agora que filhos de pais depressivos ou ansiosos têm maior chance de desenvolvê-los, portanto, há uma grande influência genética.

Além disso, a análise das funções do ego abriu-se para outras ciências, como a neurociência, a linguística e a psicofarmacologia. Um resultado desta expansão é a noção de que o paciente, através da psicanálise, consegue pensar as suas experiências emocionais e decide se tornar consciente delas e aceitá-las ou ignorá-las. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *