1- Negação e isolamento

Nesse momento, é difícil até aceitar que a morte seja um fato real. A ficha demora um pouco para cair. Algo interessante aqui é que o primeiro dos 5 estágios do luto pode ocorrer mesmo antes da morte de uma pessoa. Assim, a notícia de uma doença terminal pode ativá-lo.

2 – Raiva

A raiva surge diante da aceitação do que está acontecendo. Trata-se de uma reação natural diante da injustiça que é ver uma vida sendo interrompida.

3 – Negociação ou Barganha

Aqui temos uma diferença marcante entre os 5 estágios do luto para a psiquiatria e as fases previstas pela psicanálise. Há um momento em que o paciente ou enlutado recorre à esperança de uma cura ou ressurreição milagrosa ante a finitude que é a morte. 

4 – Depressão

Na depressão, o paciente ou o enlutado tem a oportunidade de fazer uma reflexão profunda sobre a vida. Neste momento, a solidão se faz muito presente e a dor também. Aqui é muito fácil traçar uma semelhança com o momento de dor profunda e desespero comentado mais acima.

5 – Aceitação

Para o enlutado, é o momento em que a saudade se torna mais sossegada. A pessoa lida com a perda de maneira mais pacífica e até começa a ter condições de se reorganizar na vida. Nesse contexto, esse estágio parece anteceder a fase de reorganização que discutimos. Contudo, por outro lado, no caso do doente, há uma aceitação da condição.